segunda-feira, 14 de março de 2011

Exposição Brinquedos (Dragão do Mar) Macão Goes

                                                 EXPRESSÕES DOS SONHOS
      Os brinquedos populares tem papel de destaque na congregação histórica, social e cultural das manifestações de arte popular. Assim os muitos variados brinquedos que chegam de invenção e do desejo de brincar estão representados na recente arquisição do Memorial da Cultura Cearense, a Coleção Macão Goes amplia e enriquece o nosso acervo.
      Os brinquedos são expressões dos sonhos e do que é fantástico, dessa maneira os artesãos mostram sua capacidade de resgatar e de interpretar o universo infantil, como também, os brinquedos existem para serem apreciados enquanto  resultados estéticos, verdadeiras expressões de arte.
      O Memorial da Cultura Cearense, no seu trabalho de valorização e de comunicação das muitas formas de transmitir aspectos relevantes da vida do Ceará, encontra nessa Coleção de Brinquedo Popular um acervo criativo que trata de muitas histórias e de diferentes artistas que sugerem para a brincadeira a mais viva experiência de dar a esse objeto a sua dignidade lúdica.

     A coleção Macão Goes - Brinquedos populares nasce da mão do Artesão, o inventor responsável de transformar um simples pedaço de madeira em um avião rico em cores e movimentos. Depois disso a coleção ganha vôo nas mãos da garotada. A criança da cidade e do interior brasileiro faz do avião um jato, a aeronave sobrevoa os limites da imagianação e por alguns minutos ultrapassa a barreira cósmica da miséria social.Por último a coleção sobrevive em minhas mãos.
      Ao longo de mais de trinta anos de estudo e formação em arte e educação, a pesquisa e a vivência com os criadores do mágico universo popular trasformaram um pequeno sonho em um acervo de 1.620 peças. A coleção foi crescendo e sendo objeto de desejo e de vida. Guardei as primeiras bonecas de pano e os lindos carrinhos de lata motivada por lembranças da infância e juventude, raízes familiares gaúchas, e ao mesmo tempo, nordestinas.
      De amigos, filhos e familiares, com suas doações, novos brinquedos foram sempre incorporados ao acervo: carros, bonecas com cabelos coloridos e roupas bordadas, roda gigante, balanço, gira-gira e muitos manés gostosos em suas piruetas maravilhosas... É um mundo miniatuarizado, uma cópia fiel do cotidiano adulto, no qual o artesão, ao fazer cada brinquedo, mistura fantasia e realidade e brinca com materiais e tecnologias diversas criando e recriando a magia popular.
       O brinquedo é ingênuo, frágil, mas rico em criatividade. É fruto da espontaneidade de homens de comunidades e povoados dos recôncavos deste país vendidos em mercados, praças, feiras e festas populars. O saber do artesão seja ele um aprendiz ou um artista popular reconhecido, é livre de qualquer preconceito quando fazer um brinquedo simples como o rói-rói até uma sofisticada peça e assim, este fazer pasa de geração à geração.




PARA SEMPRE CONTINUAR...
  O brinquedo acompanha a vida inteira, pois assume forte referência de afeto, significados criativos, tão criativos por parte de quem brinca como daqueles que inventam, dando assim, realidade tátil, pictórica, de volume e forma.
   Sempre haverá um lugar para o brinquedo popular. Ele encontra seu destino em cada olhar da criança, em cada desejo íntimo, secreto, que somente ele, brinquedo, será capaz de guardar e de ativar memórias pessoais.

     Dar vida ao pano, a madeira, a lata ou qualquer outro material é o pacto que se faz das maos dos artistas/artesãos as mãos que ampliam o sentido do objeto, dando toda a poesia possível, para assim,o brinquedo popular sempre continuar...

2 comentários:

  1. Visita ao Dragão do mar, com meus colegas de faculdade, muito interessante a exposição.Foi ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Por favor,como faço para entrar em contato com o Macão Goes? Também coleciono brinquedos,visite meu blog!
    blogcaminhaodebrinquedo.blogspot.com
    -Egon

    ResponderExcluir